159 vagas na Aeronáutica, vários cargos de nível superior. E 243 vagas para Sargentos da Aeronáutica
O Comando da Aeronáutica torna pública a realização de seis novas seleções para exames de admissão ao Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR); Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (EAOAP); Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR); Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica (EIAC); Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR); e Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica (CADAR).
De acordo com o edital, serão preenchidas 159 vagas, distribuídas entre os seguintes editais e especialidades:
- CAFAR 2023:Farmácia Bioquímica (3); Farmácia Hospitalar (2);
- EAOAP 2023: Administração (2); Análise de Sistemas (1); Pedagogia (2); Psicologia (1); Serviços Jurídicos (3); Serviço Social (1);
- EAOEAR 2023:Cartográfica (1); Civil (8); Da Computação (6); Eletrônica (4); Elétrica (5); Mecânica (4); Química (1); Telecomunicações (1);
- EIAC 2023:Sacerdote Católico Apostólico Romano (3);
- EA CAMAR 2023:Anestesiologia (1); Cancerologia (3); Cardiologia (5); Cirurgia Geral (1); Clínica Médica (36); Endocrinologia (1); Geriatria (1); Ginecologia e Obstetrícia (4); Hemoterapia (1); Medicina Intensiva (2); Medicina de Família e Comunidade (7); Neurocirurgia (1); Neurologia (2); Oftalmologia (6); Otorrinolaringologia (4); Ortopedia (3); Pediatria (2); Pneumologia (1); Psiquiatria (10); Radiologia (6); Urologia (3);
- EA EA CADAR 2023:Estomatologia (1); Implantodontia (1); Odontogeriatria (2); Prótese Dentária (2); Periodontia (2) E Radiologia Odontológica e Imaginologia (3).
É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.
Os profissionais deverão atuar nas seguintes localidades: Rio de Janeiro; Recife; Guaratinguetá; Boa Vista; Guarulhos; Brasília; Campo Grande; São Luiz – Alcântara; Manaus; Porto Velho; Fortaleza; Natal; Campo Grande; Pirassununga; São José dos Campos; Canoas; Santa Maria; Anápolis; Belém; Guarulhos; Santa Maria e Anápolis.
Requisitos
Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida para a função desejada de nível superior na respectiva área, bem como registro no respectivo conselho de classe, título de especialista, na especialidade que concorre, estar quite com as obrigações eleitorais e se, do sexo masculino, também com as obrigações militares; dentre outros requisitos que constam no edital.
Procedimentos para participação
Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período de 21 de fevereiro de 2022 até às 10h do dia 13 de março de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Força Aérea Brasileira.
Vale ressaltar que, o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 130,00 deve ser efetuado até o dia 14 de março de 2022. No entanto, os candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital podem solicitar a isenção da taxa no período de 21 a 24 de fevereiro de 2022, até às 10h.
O Processo de Seleção dos participantes será constituído de sete etapas:
- Prova Escrita;
- Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
- Prova Prático-Oral (PPO);
- Inspeção de Saúde (INSPSAU);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
- Validação Documental.
A Prova Escrita está prevista para ser realizada no dia 12 de junho de 2022. Dito isto o conteúdo programático será composto por gramática e interpretação de texto e conhecimentos especializados.
Já para Sargento da Aeronáutica, o Comando da Aeronáutica, por meio do Ministério da Defesa, anunciou a realização do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o primeiro semestre do ano de 2023 (EA CFS 1/2023), o qual destina-se a preencher 243 vagas.
As vagas ofertadas estão distribuídas entre o sexo masculino e ambos os sexos, correspondente as seguintes especialidades:
- Sexo Masculino: BMA – Mecânico de Aeronaves (90); BMB – Material Bélico (15); SGS – Guarda e Segurança (30).
- Ambos os sexos: BEV – Equipamento de Voo (12) e BCT – Controle de Tráfego Aéreo (96).
É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.
O CFS é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá, estado de São Paulo, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico Especializado. Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.
Inscrição
Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 14 de fevereiro de 2022, até as 15h do dia 14 de março de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Força Aérea Brasileira.
Vale ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 deve ser efetuado até o dia 22 de março de 2022, porém os candidatos que se encontram nos requisitos específicos do edital podem solicitar isenção.
Seleção
O Processo de Seleção dos participantes será constituído de seis etapas:
- Provas escritas;
- Inspeção de saúde (INSPSAU);
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
- PHC;
- Validação Documental.
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 5 de junho de 2022, nas seguintes localidades: Belém – PA; Alcântara/São Luís -MA; Recife – PE; Natal – RN; Rio de Janeiro – RJ; Belo Horizonte – MG; São Paulo – SP; São José dos Campos – SP; Campo Grande – MS; Canoas – RS; Santa Maria – RS; Curitiba – PR; Brasília – DF; Manaus – AM; Porto Velho – RO e Boa Vista – RR.